MENU

Where the world comes to study the Bible

1. Introdução a II Samuel

O livro de I Samuel termina tragicamente com o rei Saul literalmente louco. Ele se volta contra seu amigo e servo leal, Davi. Em sua paranoia, Saul procura matá-lo como se Davi fosse um traidor. Saul desobedece a Palavra de Deus e, por isso, ocasiona sua própria queda e destituição. Ele chega ao ponto de consultar uma médium. O capítulo final de I Samuel relata sua morte pelas mãos dos filisteus e por suas próprias mãos. Por mais triste que isso possa parecer, soltamos um suspiro de alívio, pois agora os dias de Davi como fugitivo de Saul se acabaram. Agora, Davi reinará no lugar de Saul.

No entanto, as coisas não acontecem com tanta rapidez, ou com tanta facilidade. Graças às intrigas de homens como Abner e Joabe, Israel temporariamente se torna uma nação dividida - um prenúncio dos tempos vindouros. Finalmente Davi se torna o rei de todo Israel. No início do seu reinado, ele parece fazer tudo certo, tendo a bênção de Deus claramente sobre si.

Não obstante, ele ainda é um homem com “pés de barro”. Seu pecado contra Bate-Seba e seu marido, Urias, estabelece um curso inteiramente novo para os acontecimentos. Dias negros estão por vir; bem mais negros do que ele jamais vira.

Seu filho recém-nascido morre; um de seus filhos violenta sua meia-irmã e outro mata seu meio-irmão. Para completar, seu filho Absalão se rebela contra ele e tenta matá-lo. Por meio de todas essas coisas, Deus conduz Davi ao arrependimento e, por fim, à restauração. De forma alguma Deus faz vista grossa para os pecados de Davi, pois o restante de II Samuel descreve as consequências do seu pecado com Bate-Seba.

Em II Samuel podemos avaliar a magnitude da majestade de Davi, e também compreender suas fraquezas. Se deve haver um rei que ocupará para sempre o seu trono (II Samuel 7:12-14), esse rei tem de ser maior do que ele. Se Davi é o melhor de todos os reis de Israel, então Deus terá de providenciar, Ele mesmo, um Rei ainda melhor. E assim Ele fará. II Samuel é um grande livro, merecedor de um estudo sério da nossa parte. Vejamos como Deus trabalha em nossa vida por meio desse estudo.

Tradução: Mariza Regina de Souza

 

Report Inappropriate Ad